terça-feira, 21 de setembro de 2010

Do que encanta.


Um Renoir me faz lembrar de um sonho que eu tinha. Eu queria morar em algum lugar do interior da Europa. Trabalharia em um museu durante o dia. A noite eu iria cuidar do Pub que seria meu. Ou então eu teria um desses Cafés pequenos. Um bistrô. Eu sairia agasalhada de cachecol, luvas e gorro. Andaria na neve quando tivesse neve. E de bicicleta sob o Sol quando fosse a estação dele.

Um Saramago me faz lembrar o dia que deixei de acreditar de vez na Bíblia. Da transformação que uma das suas obras provocou em mim.

Teatro me lembra o que eu sou. Cinema me lembra o que eu quero ser.

Música. Música me lembra da infância. Outra me lembra de um amor da adolescência. De um dia na praia. De um ano novo em Floripa. De um carnaval em Guaratuba. De um dia. De uma noite. De algumas lágrimas. De um medo. Do meu irmão. Da minha cochorrinha. De uma amiga que mora longe. De um show no Circo. De uma novela que eu gostava. De um apartamento que eu morei. Do jardim da minha antiga casa. Do inverno da minha cidade. Do parque. Das viagens longas de carro com minha familia. Do meus avós de cabeça branca. Das férias de verão na casa de praia. Da geada na grama nas manhãs de inverno. Do mesmo sabiá cantando todos os dias. Da coreografia criada com as amigas no salão de festas do prédio. Da rotina da escola. De algum lugar que ainda não fui. De uma pessoa que ficou pra trás. De alguém que eu fui e não sou mais. De alguma coisa que eu queria e não quero mais.

Música faz rir. Faz chorar. Diz tudo o que a gente quer dizer e não acha palavra. Música declara. Exorciza. Relembra. Dá saudade. Causa tristeza. Belisca no peito. Agrada o ouvido. Acalma a alma. Ferve o sangue. Balança o corpo. Consola ou afoga de vez. Acompanha o pileque. Faz virar os olhos. Arrepia. Arrebenta nossas cordas vocais. Dá paz. Faz companhia. 

Todas as artes chegam de alguma forma. Mas nada se compara à música. Só ela chega em todos os lugares do mundo. O sujeito lá nas cucuias do sertão pode nunca ter lido um livro sequer na vida, ou visto uma obra de arte, mas música ele sabe cantar. Música é de todo mundo pra todo mundo. Música deve ser muito parecida com Deus.

2 comentários:

  1. Admiro a arte assim como você. Fico feliz que ainda existam pessoas assim.
    Aguardo você em meu blog.

    João Lenjob.

    ResponderExcluir
  2. João, brigada pela visita.

    Vc tem milhões de Blogs. rs. qual vc me indica???

    Abraço.

    ResponderExcluir