sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

TATI versus ODILE


Não pude deixar de me sentir impactada com o filme Cisne Negro. E digo mais ainda, que não pude deixar de me sentir impactada com a personagem Odile, o Cisne Negro. Sim, esse é o nome do Cisne Negro do ballet: Odile. Poucas pessoas sabem, mas Odile é meu segundo nome. Tatiane Odile Pasquali. Ate hoje sou zoada pelos amigos íntimos por ter esse nome. Claro, obvio. Por eu não gostar dele. Primeiro foi minha professora de Português do segundo grau que só me chamava de Tatiane Odile. Ela gostava mas eu não. Ela era o próprio Doutor House. Inteligente, sagaz e manca de uma perna. E eu a fuzilava com os olhos todas as vezes em que ela adentrava a sala com sua muleta, se dirigia à mesa, abria o livro de chamadas e no número 46 ela ditava: Tatiane Odile. “Presente. Velha manca!” E, por vezes, eu esqueci desse nome. Aboli do meu nome artístico. Matei a Odile.

Tati 1 x 0 Odile.

Então eu assisti o filme ontem. No script original do ballet o Cisne Branco se mata no fim da historia por não suportar a “traição” do seu amor, seduzido pelo Cisne Negro. Mas na realidade por trás da trama, nos bastidores, o Cisne Negro “mata” o Cisne Branco pra poder ocupar o corpo da bailarina. A bailarina que é a própria tradução da cor branca morre antes do inicio do segundo ato pra deixar a cor negra ocupar seu lugar. O negro simbolizando a sedução, a inveja, a ira, a carne, o desejo. O branco precisa morrer para que o negro nasça. Essa sensação é muito minha ou essa foi a intenção do autor? Ou essa foi a sensação dos outros espectadores? Ou essa foi a sensação de quem me ouviu contar a minha? Faz sentido pra maioria ou eu definitivamente não faço parte da maioria? Só eu fiquei com a sensação de que preciso me “matar” pra que então eu nasça de outra forma?

Se chorar pelos cantos por gostar de alguém, desde que se conhece por gente, e hoje não pensar em nada quando fecha os olhos. Se sentir obrigada a certos atos e não pestanejar. Apostar tudo. Não ter nada a perder. Seduzir. Encantar. Sorrir. Não sofrer. Minha infantilidade se mudou pra outro lugar. Se sinto saudade do que sentia? De certa forma. Continuo sentindo. Mas dessa vez sentindo meu corpo e meu vazio. A falta de opção se tornou uma escolha. Matei a Tati.

Tati 1 x 1 Odile

Terceiro round. O branco pela manhã e o Negro ao anoitecer. Ou vice-versa. Dependendo de qual gêmeo comanda minha hora. Se o gêmeo Branco. Se o gêmeo Negro.



Adicionar legenda




19 comentários:

  1. Sagaz demais vc!
    As observações sobre o filme são geniais, mas melhores ainda são as observações sobre os 2 "eus" que todos possuímos!
    Viva a Odile que habita cada um de nós!
    Bj na Tati querida, que admiro muito!

    ResponderExcluir
  2. Minha impressão foi o contrario... o cisne branco "matou" o cisne negro! que ao ver refletido no espelho, seu outro "eu", devastador, nefasto, agressivo e inconcebivel, o cisne branco entende que a unica forma de acabar com a dupla personalidade, que tanto assusta como encanta, é acabar com a sua propia vida! saboreia a tentação... e se entrega a redenção!

    ResponderExcluir
  3. quem sabe se Tatiane Odile não deveria ser o seu nome artístico? Ou Odile Pasquali?Quem sabe está aí a chave pra vc deslanchar de vez?

    ResponderExcluir
  4. Anonimo, meu amor!!!!
    "deslanchar" de vez não é uma questao de nome. o buraco é bem mais embaixo!!!

    ResponderExcluir
  5. vc deveria rever seus conceitos em relação a numerologia.

    ResponderExcluir
  6. vc é numerólogo, Sir Anonimo???
    faz aí pra mim!!!!

    ResponderExcluir
  7. O Branco ou o negro não importa...Os dois fazem partes de uma mesma faceta...Me detenho nos seus olhos. É através deles que te enxergo... é através deles que entre o branco e o negro voce continua linda!! tenho dito!!!
    quem assina é um anonimo, nao o mesmo do anterior.Pode me chamar de Whatman

    ResponderExcluir
  8. "Eu queria um dia, te pegar pela mao, te levar para uma festa, sensacional... Pra todo mundo me perguntar, quem é quem é quem é...esse anjo infernal."
    resumo seu lado branco e negro...
    assinado: Whatman

    ResponderExcluir
  9. Oh My God!!!

    mas pra levar pra uma festa voce precisa se apresentar!!!!

    tenho direito a uma dica???

    ResponderExcluir
  10. Hummmm!!!!
    As vezes é bom manter um certo segredo!!! Como nos antigos fimes Noir... Uma certa mistura de segredo e calor interno que vem de dentro a cada encontro secreto...
    Será que nao seria interessantes te convidar em segredo a um encontro secreto...
    Whatman

    ResponderExcluir
  11. Hummmmm!!!
    Prefiro saber onde estou pisando!!!

    ResponderExcluir
  12. ok!!! te darei a dica que me pediu... Sou um dos 1200 amigos que voce tem no facebook...assim ja da pelo menos para pisar em algo...que me diz, anjino infernal?

    whatman

    ResponderExcluir
  13. essa dica é vaga por demais...
    nao vale!

    ResponderExcluir
  14. tens razão pequeno anjo negro...e branco...
    que dica poderia ser valida... Estou disposto a dizer...
    Whatman

    ResponderExcluir
  15. Primeira letra do nome e do sobrenome.

    ResponderExcluir
  16. ai vc me pegou...ou melhor, eu deveria pegar voce.rsrsrsrs... E agora, o que faco.

    ResponderExcluir
  17. acho melhor eu sumir por um tempo...hehehe...quem sabe voce nao sente saudades...whatman

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir