terça-feira, 15 de março de 2011

Quem somos nós?






A partir da lenda dos índios caribenhos eu criei a minha própria. Que não foge em nada a Teoria das Possibilidades. Se os índios não enxergavam as naus porque seus cérebros não as reconheciam muito provavelmente vivemos cercados de outros seres e mundos que não podemos ver simplesmente porque nunca vimos.

Tudo o que conhecemos por naves espaciais e extra-terrestres é o que vemos em filmes. Formatos e cores que saíram do imaginário de alguém. Tudo o que sabemos por almas também. Eles podem ter outros tamanhos, outras figuras, outras formas que nosso cérebro não reconhece, por isso somos incapazes de enxergá-los. Enquanto isso eles caminham sobre nossas cabeças, falam com os nossos pés e respiram a nossa pele sem que saibamos, sem que sentimos, sem que vejamos. E quem sabe nós, seres ditos humanos, também vivamos por entre esses seres de outros planetas, outros mundos, outras esferas sem sabermos. Pode ser que nossa cama esteja flutuando em seus rios. Que nossos cabelos se enrosquem estre seus braços. Que nossos perdigotos atravessem suas paredes.

E quando um objeto some e reaparece num lugar improvável? E quando parecemos ouvir alguém nos chamar? E quando nossa pele arrepia sem nenhum golpe de ar?

Seria um tanto quanto ingênuo aplicar o Antropocentrismo? Galáxias, planetas, astros. Milhões deles. É possível que em algum outro ponto do mundo palpável e do mundo não palpável - talvez no mesmo espaço que ocupamos - alguém esteja cantando num musical, escovando os cabelos da filha antes de colocá-la pra dormir ou lavando sua maquina de locomoção. Por que não?

O mundo é pra todos! E cada um de nós poderia ser comparado a um micro grão de areia.

3 comentários:

  1. Tati, mas é isso. Isso que move minha vida. A certeza da pequenez. e isso que me faz feliz, porque tudo o mais passa a ter seu valor a partir desse registro.
    daqui é pouco mais de 50 anos nós seremos fotos nos computadores dos nossos netos...e pó!
    não te vejo nunca mais né? tá bem?

    ResponderExcluir
  2. Esse filme o livro "Quem somos nós" é sensacional!

    bj

    ResponderExcluir
  3. Voce escreve muito bem, e descreve melhor ainda coisas que sao indescritiveis...

    Vivemos em uma epoca de crenca em multiversos, onde infinitas replicas nossas realizam todas as possibilidades ao mesmo tempo.

    Em algum universo escrevi um comentario no seu Blogg, mudando apenas uma virgula daquilo que escrevo aqui, em outro, tudo foi diferente de tudo aquilo que fizemos. Entre essas duas infinitas distancias, vivemos aqui, agora.

    As vezes tento imaginar a probabilidade de que um unico espermatozoide alcancasse um ovulo, que um dia, pertenceu a minha mae e tantas outras possibilidades de que, mesmo fecundo, este ovulo, por algum motivo, nao amadurecesse e eu jamais pudesse chegar a dar um primeiro suspiro, tomar, nem siquer, o primeiro folego...

    Chego sempre a mesma conclusao, existe algum tipo de logica, inteligencia, ou qualquer outra coisa que nossos limitados cerebros queiram chamar, que transcende a nossa capacidade de compreender.

    As vezes me pego acreditando fazer parte de uma realidade que nao me pertence, um curto circuito, um lapso de segundo, um "algo" indefinivel, que me trouxe de la pra ca...

    Sera que eh loucura, conjectura, ou voce tambem percebe que no final das contas, o simples fato de existirmos aqui, vai de encontro a todas as possibilidades?

    Quem somos nos? Acho que somos a materializacao de um sopro daquilo que, por falta de uma definicao melhor, chamamos de Deus...

    ResponderExcluir