quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Longa vida???



Eu me lembro vagamente de um dia já ter ido à um Kamikase, num parque de diversão qualquer numa capital do interior. Me lembro de já ter passado o limite de velocidade. Algumas vezes. De entrar no mar a noite. Mas nem tantas vezes. Já pulei, quase sem querer, da plataforma de 5m de salto ornamental da piscina do meu colégio. Na de 10m eu também subi, mas dessa o juízo não me deixou cair. Já trepei sem camisinha. E também já morei no nono andar de um prédio. Mas isso tudo já tem tempo. Bastante tempo. Provavelmente.

Eu culparia os anos 2000 pelo meu medo. Mas a culpa não é da década de hoje, mas sim da década que nasci, pois é ela quem faz com que a década de hoje me assombre. São os anos passando. É a idade chegando. É o medo de saber que eu sou findável. E cada dia que passa, eu acredito mais nessa máxima.   

Na virada do século eu atingi a maioridade. No ano do apocalipse eu abraçarei Balzac. Esse é o apocalipse. Meu apocalipse pessoal. 

A qualquer momento eu posso entrar pra estatística de pessoas que sairam e nunca mais voltaram. Minha linha finda em algum lugar. E, depois de tanto cagar pra ela, hoje eu não faço mais o louco do tarô, colocando o pezinho pra fora do desfiladeiro. Ando encapando meu fio e não brinco nem de roda-gigante. 

É medo de não existir mais. É medo de evaporar feito água em ebulição. É paúra de ir, não voltar e ser esquecida. De deixar uma cadeira vazia na mesa. Um silêncio do outro lado da linha. E uma casa vazia. 

Dessa forma eu compreendo porque quanto mais idade mais cedo acorda-se. É o tempo se esvaindo. E a sabedoria entendendo. Que não sobra tempo. Nem pra sonhar. E eu me sentindo uma caixinha de leite longa vida. Que coalha aos poucos. Que de longa vida nada tem. Que desse mundo só levarei saudade. E deixarei saudade também. Em algum lugar. Espero.

3 comentários:

  1. olha...eu particularmente...desejo do fundo do coração q vc não morra tão cedo!!! Se chegou ao balzac, ainda não da nem pra perceber...o texto é otimo, se comparar ao leite longa vida melhor ainda...mas prefiro te ver sorrindo!! rss...bjo

    ResponderExcluir
  2. Pular dos 5, voltar dos 10... poucos os que não fizeram isso no Estadual, e garanto que não estou entre esses poucos.
    É preciso sentir medo para se sentir vivo... superar desafios ou desistir deles, mas ao menos saber que eles existem. Ontem um parque, um carro, uma transa, amanhã uma família, um filho, uma carreira... Se não sentes medo és insano, ou já não vive mais.

    ResponderExcluir
  3. Tatipasquali82:
    vc é mesmo muito especial.
    Bjs.

    ResponderExcluir