sábado, 3 de julho de 2010

A delícia de não saber do amanhã.



E se soubéssemos que a seleção brasileira perderia nas quartas de final? Não teríamos jamais gritado cada gol que gritamos. Não teríamos vibrado cada abraço de comemoração que demos. Não teríamos nos emocionado. O frio na barriga não existiria. O medo da derrota ou a ânsia da vitória não nos impulsionaria. As comemorações seriam dispensáveis. 


É aí que mora a delícia de desconhecermos o amanhã.
Não há bolas de cristal, runas ou tarô que nos dê a certeza do que nos espera. E mesmo que houvesse uma máquina do tempo ou qualquer coisa que o valha e que nos revelasse o amanhã, valeria a pena ir até lá pra saber? Penso que a vida perderia a graça. Deixaríamos de torcer pras vitórias ou por causa da certeza dela ou por causa da certeza do contrário. Não começaríamos nada se já tivéssemos a certeza de que haveria um fim. Um divórcio nos tiraria um casamento. Uma morte nos tiraria a luta contra a doença. Uma nota vermelha nos tiraria dos livros. E no fim das contas, nada faríamos.


A vida de Deus, se ele realmente existe e se ele realmente tudo sabe, deve ser bem sem-graça. Sem a surpresa do dia de amanhã.  A ignorância é que nos dá fé. E a esperança nos dá mostras de felicidade.

Melhor deixar vir. E comemorar. E sem esquecer que pra que um ganhe é preciso que o outro perca. Faz parte. E tudo depende apenas da forma como a gente vê as coisas. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário