domingo, 4 de abril de 2010

O futuro é o passado.

Três jovens lindas, 20 e poucos anos. Conversam, fumam um cigarro e comem chocolate na cama. Uma quer ter 2 filhos. A outra nem pensa nisso. A outra quer trabalhar com crianças. As duas primeiras vão se matricular num curso de rádio e dublagem. Mas só uma delas vai destrancar e terminar a faculdade. A terceira quer se mudar pra cidade maravilhosa. A mais nova já está comprando um apartamento. A  de unhas vermelhas deseja voltar à Europa. E a ruiva não pretende voltar a comer carne. Profissões, casamentos e viagens. A faixa de chegada. O futuro. Independente de qual seja. Elas discutem o futuro. O amanhã. O desconhecido.
Elas sentem um ofuror ao falar, ao pensar, ao cogitar o que vem pela frente. E de repente, um medo. Não se sabe o que encontrarão lá. O que seus olhos irão ver. O que seus corpos irão sentir. O que suas bocas vão dizer. Mas ele está lá. Bom ou ruim. E elas sabem que só vão saber indo até lá verificar. A única coisa que elas sabem é que o que as aguarda é o futuro. Simples. Que os seus verbos são conjugados no futuro.  Futuro do presente. EI. ÁS. Á. EMOS. EI. ÃO. Assustador e encantador. O futuro.
.
.
.
Uma senhora de quase 80 discursa em frente à uma camêra. Apenas dita. Nasceu, foi criança. Foi trabalhar na roça. Adolescente foi pra cidade grande. Casou, teve filhos. Perdeu muita gente pelo caminho. Sobreviveu. 
Perfeito. Imperfeito. Mais-que-perfeito. Pretérito. Seus verbos são conjugados todos no pretérito. Agora ela já sabe qual era seu futuro. Não é nada mais nada menos, do que falar do passado. Do que lembrar do passado. Do que viver do passado. O futuro do futuro é o passado. Assustador e encantador. Porque agora seu passado é mais longo do que seu futuro.
.
.
.
Futuro e passado. Um não o é sem o outro. Assim como Deus não é Deus sem o diabo. Falando no diabo, as três lindas jovens com futuro conhecem um Deus, a senhora com muito passado conhece outro.
.
.
.

http://www.vimeo.com/10247137

(Documentário maravilhoso que minha amiga fez da sua avó). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário